-----


Isabel Geo
isabel_geo@hotmail.com
coluna 06

Colunas Anteriores:
01 02 03 04 05 06

 

 

Faceta-pop de Bowie comemora seus 30 anos de existência

A partir de maio começou a contagem regressiva para 30º aniversário do lançamento do The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And Spiders From Mars. Está previsto o lançamento do mais novo álbum de Bowie, Heathen que junto com a RCO Records realizará a comemoração no dia 6 de junho em todo o mundo, principalmente na Heddon Street no centro de Londres. Foi nesse lugar que Bowie criou seu alter-ego e posou para as principais fotos apresentando sua criação para o mundo. Ziggy Stardust caracteriza-se pela grande influência no mundo da música Pop, tornando-se um dos mais populares personagens que a história do rock já teve. Em setembro Heathen é considerado um dos álbuns mais vendidos na Inglaterra.

Em 1972 Bowie apresentava-se nos shows como Ziggy Stardust e sua banda como The Spiders From Mars.

David Bowie teve destaque no cenário musical inglês, no final da década de 60, com a "Space Oddity", criando assim o astronauta Major Tom, seu novo personagem. A alusão ao "astronauta" nada mais era do que à chegada do homem à lua e ao filme 2001 - Uma Odisséia No Espaço, do diretor Stanley Kubrick. Há boatos que Bowie compôs a canção após sair de uma sessão de cinema onde tinha assistido ao filme. Foi a sua primeira música que fez sucesso no mundo da música Pop. Anteriormente a isso, Bowie lançou alguns álbuns, mas nenhum deles teve grandes vendagens. O primeiro instrumento que ele aprendeu a tocar foi o saxofone, inspirado por seu ídolo da infância Little Richard (que talvez seja o primeiro roqueiro glam). Em 1969 Bowie lançou o álbum Space Oddity, também conhecido como Man Of Words, Man Of Music. O sucesso da música-título rendeu uma boa vendagem e alguns shows, mas não chegou a ser uma sensação. O álbum poderia ser classificado como Folk.
- - - - Em 1970, Bowie continua a sua metamorfose, o embrião do que seria o alienígena Ziggy Stardust. Na capa do ótimo álbum The Man Who Sold The World, David está meio deitado e usando um vestido. A androginia que mais tarde seria levada às últimas conseqüências começa a aparecer e também a chocar (na turnê de divulgação na América, mais especificamente no Texas, um homem teria apontado um revólver para Bowie e o teria chamado de "veado". Ele defendeu-se ironizando o agressor afirmando ser um vestido masculino). O peso da guitarra de Mick Ronson, uma figura essencial no palco tanto como guitarrista quanto como parceiro para as encenações de Ziggy. A produção de Tony Visconti (produziu várias das melhores gravações de David Bowie e também de Marc Bolan, do T-Rex, um dos grandes pais do glam rock que morreu em 1977 em um acidente de carro). Tony também produziu os dois álbuns, acabou se afastando de Bowie por alguns anos para produzir o Tyrannosaurus Rex, que por sua sugestão tornou-se T-Rex.
- - - - Em 1971 Bowie lança Hunky Dory. Já na primeira música David fala sobre as mudanças que estavam acontecendo na sua vida e a influência do Velvet Underground começa a aparecer. Bowie foi apresentado ao álbum Velvet Underground E Nico, por seu empresário Tonny Defries, dizendo que o Velvet era a banda do artista plástico pop norte-americano Andy Warhol e que as músicas eram tão ruins quanto seus quadros. Mas, Bowie, mesmo assim adorou. A influência aparece nas músicas "Andy Warhol" e "Queen Bitch", que teria sido inspirada em Lou Reed.
- - - - Em 1972, influenciado pelo que viu em um reduto de artistas underground da época, o que viria a ser chamado de Factory de Andy Warhol e incentivado por sua esposa Angie, Bowie encarnou de vez o personagem e alter-ego Ziggy Stardust, tornando-se um dos maiores fenômenos da música Pop. O glam rock cresceu e multiplicou-se com seu nome. Sua atitude, tanto nas canções como no palco atraiam multidões de fãs e curiosos. David pintou seus cabelos loiros e se tornou o ruivo com o corte mais excêntrico dos anos 70.
Começou a usar roupas e maquiagens estranhas, que junto com seus olhos azuis, compunham o seu visual andrógino. Declarou em entrevista a Revista Melody Maker que era bissexual. No palco, Bowie apresentava as músicas de seu álbum The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars. Mas não era um show de rock como as pessoas conheciam até então. Além de cantar e tocar violão, David também encenava suas músicas usando técnicas teatrais e há uma certa dose de selvageria que certamente foi inspirada por Iggy Pop & The Stooges. O auge dos shows eram as insinuações eróticas entre Bowie e o guitarrista Mick Ronson, que muitas vezes acabavam numa simulação de sexo oral com David tocando a guitarra de Mick com os dentes, posando para uma cena clássica do rock'n'roll mundial.
- - - - Essa mistura de sensualidade, atitude e oportunismo Bowie encerrou de vez a década de 60, quando tudo começou. Criou uma nova mania ou moda entre os adolescentes, principalmente os europeus: o Glam Rock. Depois disso viriam a disco music, o punk, o heavy metal, a New Wave, os New Romantics, os Góticos, e mais tarde, no final da década de 80, o Grunge, que poucos (babacas) acham a maior besteira do mundo da música.
- - - - É sem dúvida um dos melhores álbuns da história do Rock And Roll. O peso das guitarras, o poder da "cozinha" (baixo e bateria), aliado às viagens e à voz de Bowie contam a trajetória de Ziggy, um "ser" procurando o seu lugar no mundo. Em Rock And Roll Suicide, música que encerra o álbum, Bowie canta: "Não Importa Quem Você É, De Onde Veio Ou O Que Fez/Você Não Está Sozinho/Me Dê Suas Mãos".
- - - - Ainda em 1972 Bowie produziu o segundo álbum solo de Lou Reed (Transformer), a banda de rock inglês Mott The Hoople (All The Young Dudes) e faz a mixagem do terceiro álbum dos Stooges (Raw Power).
Em 1973, no auge da Ziggy Mania e do Glam Rock, Bowie lança o álbum Alladin Sane (ou, um cara insano) com uma nova personalidade de Ziggy, mais complexo e pensante. Em parceria com o pianista Mike Garson, Bowie compôs músicas que ultrapassam o limite do rock como a faixa-título e a canção "Lady Grining Soul" e outras que são puro rock'n'roll como "Cracked Actor" e "Watch That Man". Bowie e Ziggy tiveram uma incrível jornada de sucesso, drogas e bissexualidade. Ziggy Stardust -o personagem- foi um alien superstar que desceu à Terra e permaneceu por aqui durante cinco anos.

Mas, aguardem só a minha foto na cabine telefônica do Ziggy Stardust na Heddon Street em Londres. Momento histórico. Aguardem, hein?

Se quiser saber mais:
The Five Years of Ziggy Stardust: www.5years.com
The Bowie Art: www.bowieart.com

David Bowie official website: www.davidbowie.com

Diquinha da Isa :) = High Man, um fã de David Bowie assim como eu.

http://geocities.yahoo.com.br/transgressao/

E me mande um e-mail: isabel_geo@hotmail.com