-----
Qual a sua opinião sobre os cds Piratas?
Cesinha (vocal e guitarra da banda 7 Years)
Falar de CD pirata hoje em dia é bem complicado, mesmo porque eu vejo o problema por dois lados. O primeiro seria o lado do artista, que com o CD pirata, perde os poucos direitos que tem sobre a obra, e pelo outro, do consumidor, que hoje em dia tem que pagar preços abusivos por um único CD. Não podemos descartar também a culpa das grandes gravadoras, que exploram seus artistas e consequentemente seus consumidores, por esse mesmo motivo de abuso de preço. Digamos que o CD pirata é um mal que nos traz a realidade, pois ao mesmo tempo que fere um lado, ajuda o outro. Eu particularmente não gosto de CD pirata, primeiro porque eles não vem com a mesma arte dos cd's originais e segundo que a midia também não é das melhores. Nunca comprei mas também não me importo com quem compra, acho que vai da cabeça de cada um.
 
Cris Siqueira (vocal da banda Go Hopey)
Sou a favor de QUALQUER COISA pirata, menos rádio se atrapalhar mesmo o tráfego aéreo (morro de medo de andar de avião). Não pode ser tão ruim assim burlar o esquema das grandes gravadoras. Achei o fim da picada a institucionalização do Napster, por exemplo. Na questão dos direitos autorais, acho que arte (no caso a música em si) tinha que ser patrimônio público. É como camiseta de banda, qualquer um pode fazer 500 camisetas dos Butthole Surfers (ou da Wanessa Camargo!) e ganhar uma grana com isso. O preço do CD deveria cobrir só o custo de produção, incluindo o sustento de quem copiou, e isso vale pros pirateiros e pros músicos tambem. Pra mim artista tem que trabalhar como todo mundo, ganhar dinheiro com show, fazendo camiseta, prensando e vendendo seus CDs, enfim....
 
Carlos Granja (vocal e baixo da banda Coice de Mula)
Eu sou a favor dos CDs piratas, mas já vou avisando que eu não compro CDs piratas. Acho que é uma forma de todos combaterem o preço excessivo cobrado pelas grandes gravadoras, vocês poderiam dizer "mas a banda estaria sendo prejudicada", eu digo que as bandas sempre foram prejudicadas, elas recebem muito pouco pela venda de CDs, a maior parte da grana fica com as gravadoras. Isto serve para as bandas grandes; as menores e mais alternativas creio que não exista nenhum problema também. Eu mesmo me sentiria muito honrado se alguém "pirateasse" o CD da minha banda. A situação financeria não é a das melhores hoje em dia, o CD pirata as vezes é a única forma de alguém poder adquirir o som de uma banda.