-----

Maitê Gallo
coluna 1 - setembro 2000

 

E aí pessoal? Tudo blz com vcs?
É realmente uma honra poder ter um espaço num site como o Alternative Noise. Agradeço desde já ao meu amigo Rapha, tanto pelo espaço quanto pela atitude de continuar mandando pra frente este grande trabalho... e de continuar ajudando muitas bandas que infelizmente ainda não tiveram o reconhecimento que merecem.

Agora vamos ao que interessa, já que o assunto é música é sobre isso mesmo que vamos falar. Os últimos meses foram super agitados, tanto para os fãs brasileiros quanto para os gringos. Enquanto lá fora rolou o Ozzfest 2000, o Tatoo the Earth entre outros festivais, por aqui rolou até a confirmação do South Fest (o Ozzfest sul-americano) e poucos dias depois o seu cancelamento. O que não desanima o público brasileiro é a esperança de que role uma noite só de metal no Rock in Rio (como diz o ditado, " a esperança é a última que morre").
Hoje mesmo eu estava lendo uma revista que fala só sobre o Rock in Rio II, que para quem não se lembra aconteceu em 1991, e lá está escrito o seguinte: " Há quem diga que o Rock in Rio II foi um sucesso e que serviu para colocar o Brasil na rota dos países em condições de promover grandes espetáculos de música." Nove anos se passaram e somos testemunhas de que nada mudou... o Brasil continua sendo um país sem condições de promover shows e muito menos grandes espetáculos. Por que o Ozzfest foi cancelado por aqui? Não, não foi por causa da gripe do Ozzy (como muitos insistem em acreditar...), ele foi cancelado pois vivemos num país sem mercado para tal tipo de música... se não há mercado não rola $$$$ no bolso dos organizadores.

O que fazer para mudar esta situação? Para começar temos que ir atrás do que queremos... é lógico que a mudança não será da noite para o dia, mas se cada um ajudar um pouco, podemos começar a mostrar nosso interesse. Mandar e-mails para bandas e/ou gravadoras, fazer abaixo-assinado, divulgar novos talentos, mostrar pros outros nossas idéias... são várias as maneiras para começar, basta termos vontade.
Quem sabe assim possamos descobrir um mercado... um mercado que se existir está muito bem camuflado.

Para finalizar vou deixar uma dica de som para vcs: quem ainda não conhece o Guano Apes, faça o favor de correr atrás deles agora mesmo. É uma banda alemã de crossover, com letras em inglês, vocal feminino e um som muito loko.
O segundo álbum da banda "Proud like a God" foi lançado no ano passado, e em apenas uma semana já era disco de ouro na Europa... agora ele já alcançou até platina. Foi um amigo holandês que me apresentou a banda, e o mais engraçado foi que no dia que ele me mostrou o Guano Apes, ele tinha acabado de voltar do show dos caras, e detalhe, com o nariz quebrado!!!
Não deixem de ouvir sons como "Open your Eyes" e "Lord of the Boards"!!!

Bjão pra todos
Maitê =) SlipknotWeb Brazil