-----

Banda: STREET BULLDOGS
Data da entrevista: setembro 2001
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: Sonrisal - guitarra e voz
Cidade/Estado: Pindamonhangaba/SP

1)Quem é quem na banda e o que cada um toca?
Sonrisal - guitarra/bck vocal, Drausio - baixo, Fabrizio - guitarra, Guilherme - bateria/bck vocal e Leonardo - vocal.

2)De quem foi a idéia do nome Street Bulldogs?
Bom, isso foi em 1994. A banda se chamava Submundo. Mas havia uma banda punk paulista que já se tinha esse nome. Como nessa época a maioria das músicas novas estavam começando a ser em inglês o nome foi dado de acordo. E a razão dos bulldogs é que o Léo é louco por cães e tinha acabado de comprar um bulledog francês. É meio estúpido o motivo né? Mas é verdade hehehe.

3)Quais as influências da banda e o que vocês andam escutando ultimamente?
As influências da banda são bandas punkrock/hardcore anos 80. Bandas como Circle Jerks, Dag Nasty, All, Descendents são as maiores influências. Agora o que todos andam escutando.. vou ter que resumir muito, e colocar um pouquinho de cada um: AFI, Sick of it All, Saves The Day, At The Drive-In, Seaweed, Ignite, Garage Fuzz, Common Rider, Misfits, Avail e pelo Guilherme - todas as bandas da Lookout Records!

4)Se eu abrir seu cd player agora, qual cd(s) irei encontrar?
Poxa, eu acabei de ganhar um CD do The Invisibles, banda do Rio de Janeiro, do meu amigo MaRRRcio Urubu. É o que está lá dentro do meu som! Eu tenho escutado bastante uma banda holandesa de surfmusic/rock para garotas chamada Travoltas.

5)Faça uma comparação entre o "Ten New Songs" e o "Question Your Truth".
O "Ten New Songs" foi gravado e mixado em 3 dias. A banda tinha acabado de voltar a ativa. Éramos uma banda de amigos, sem experiência gravando uma demo, que se tornou CD. Algumas músicas como "Guilty", "Relief" e "Only The Rage Survives" não tinham mais do que 1 mês e meio ou 2 meses no máximo quando foram gravadas. Mesmo assim o disco foi muito bem aceito! O "Question Your Truth" já é um Street Bulldogs mais adulto, experiente e muito bem ensaiado. As músicas foram mais trabalhadas, tocadas ao vivo antes de gravar, mas mesmo assim não fica soando aquelas bandas de "adulto" sabe.. Tipo "Rock para Intelectuais". A fórmula foi a mesma do "Ten New Songs" porém com mais maturidade e mais profissionalismo.

6)Como foi a turnê de divulgação do cd "Question Your Truth"? Fale um pouco sobre os shows.
Poxa, a divulgação está meio fraca. Ficamos meio desiludidos com a distribuição que acabou não sendo o que estávamos esperando. Mas mesmo assim fizemos uma ótima turnê: 17 shows em 5 meses, que para bandas do nosso porte (independente, punk/HC) no Brasil ainda, foi muito boa. É claro que teve uns shows meio ruins e alguns que rolaram tanta coisa errada que nem acabamos tocando. Mas num geral foi muito legal.

7)De todos os shows que vocês já fizeram , qual foi o mais marcante? Por quê?
Poxa, isso é muito pessoal. Uma vez nos perguntaram isso e o Drausio respondeu: "San Pedro, na Argentina" e eu pensei "Poxa, nem me lembro direito de como foi o show.. Como pode ser tão importante assim?". Realmente é dificil dizer, mas para mim são 4 shows que ficaram marcados: Belo Horizonte - MG em março desse ano, Santos - SP em março desse ano também junto com o Garage Fuzz, O lançamento do CD no Hangar 110 em São Paulo SP também em março (essa foi a trilogia) e esse último show que nós fizemos em Manaus - AM que foi insano.

8) Vamos falar um pouco de projetos paralelos, o que aconteceu com o Another Side e Sight for Sore Eyes ? Tem algum projeto na ativa que alguém da banda participe?
O Another Side foi parando devargazinho a medida que o Street Bulldogs estava crescendo. O Sight For Sore Eyes eu não sei.. Só sei que o Drausio saiu da banda faz tempo e acho q a banda já nao existe mais faz tempo também. Quanto a projetos na ativa, eu e o léo tocamos com o Predial a já uns 2 anos. A banda esteve meio parada esse ano devido a turnê do Street. O Fabrizio, guitarrista novo, também toca no Fistt e eu e o Drausio estamos tentando arrumar um tempinho para realizar um projeto (aliás bastante influenciado por Travoltas e Weezer) em português chamado Excelsior. Mas está dificil..

9)Como estão as gravações do próximo clip "Red Roses Bouquet"?
Na verdade o clipe de "Red Roses Bouquet" é uma ediçao de imagens de um show nosso em Belo Horizonte MG, em março desse ano. (Aliás, um dos shows que eu destaquei acima).

10)Fale um pouco sobre o clip de "Remains Clear" que será gravado com os gigantes do ringue.
Poxa, isso está sendo muito legal. Quando eu tive a idéia de fazer com luta livre todo mundo gostou na hora. Fomos até o Michel Serdan e ele também concordou! Tem sido sonho de infância cara. Todos nós eramos vidrados em ficar assistindo aquelas lutas de mentira! O clipe vai ser isso. A gente tocando e os caras lutando. Vamos filmar com câmera de cinema 35mm e tal. Vai ser bem legal.

11)Como foi a saída do Cesinha para entrada do Fabrizio (Fistt)? O que realmente aconteceu e como pintou o convite para o novo guitarrista?
Cara essa saída do Cesinha foi uma historia mal contada. Nós haviamos resolvido que iríamos simplesmente dizer que ele saiu para trabalhar, para não ficar nos expondo e não expor ele também né. Mas ele ficou meio puto depois sabe-se lá por quê.
A verdade é que ninguém aguentava mais ele na banda. Ele reclamava demais, arrumava muito problema e usou a gente como escada. Ele estava transformando a banda em uma empresa e nós não gostavamos nem um pouco disso. Resolvemos tirar ele. Tanto que depois da saída dele, voltamos a vender o CD a R$10,00 ao contrário de R$12,00 que ele fazia questão. O nosso stress em viagens diminuiu em 90%.
Quanto ao Fabrizio, nós estávamos em Balneário Camboriú SC. Tínhamos acabado de tocar e eu disse para o Guilherme: "Cara, não dá para ficar com uma guitarra só". Nisso o Fistt estava tocando e eu pensei, "Por que não chamar aquele Gordinho ali para tocar com a gente!!?? hhehehe". Dae todo mundo achou legal e o Drausio já conhecia ele da MTV. Falamos com ele e 3 dias depois estávamos ensaiando e ele já tinha tirado todas as músicas, tanto a minha guitarra como a do Cesinha. A banda está perfeita para mim cara. Ele está morando comigo e com o Drausio agora, acabou de se mudar.. agora é o apartamento dos Bulldogs, hehehehe.

12)Lendo o release da banda percebi as várias mudanças de formação, qual o motivo na sua opinião para tudo isso acontecer?
A banda começou a tomar proporções que muitos não conseguiam levar. Como viajar todo fim de semana para tocar. Mesmo que ganhassemos algum dinheiro, nunca foi suficiente para pagar todos os custos. Todos trabalhavam e tal. Por isso foi mudando até estabilizarmos com pessoas que topassem essa parada, que realmente não é nada fácil como todo mundo acha. É muito dificil levar uma vida paralela cara. Se vivessemos do rock desde o começo, acho que haveria tido muito menos troca de membros.

13)Com certeza vocês devem estar cansados de falar da música "we build our own way", mas mesmo assim não podemos deixar ela de lado, faça um dossiê sobre ela (hehe), como foi feita, quem escreveu a letra, como essa música foi parar na vinheta da mtv e sobre o clip dela. É a música mais esperada no show de vocês?
We Build Our Own Way é uma música bastante antiga. O Léo que escreveu. Na verdade não sei muito o que falar sobre ela.. A letra é bem direta.. é meio que um aviso para não esperar tudo cair do céu e correr atrás do prejuízo ou seja, construir seu próprio caminho. O Drausio tinha deixado um CD do street na sonoplastia da MTV. E quando ele fez essa vinheta o Fon, que trabalha na sonoplastia, achou que seria legal usar essa música, pois tinha a ver com jovens e com skate. (Na vinheta havia uns skatistas, inclusive o Cesinha). Depois da estréia da vinheta, a MTV recebia muitos e-mails e telefonemas das pessoas perguntando quem tocava a música e ninguém acreditava que era uma banda nacional. O próprio pessoal da MTV falou para gente fazer um clipe porque muita gente perguntava. O Drausio fez aquele clipe em 3 dias! O resultado ficou muito melhor do que a gente esperava. Não gastamos um centavo com ele e tanta gente pediu para ver esse clipe que ele acabou saindo do circuito alternativo e foi parar até no Supernova! A gente não acreditava.
Nos shows rola um alvoroço maior em We Build.. Mas ultimamente tem algumas músicas que estão no páreo.. como Don't You remember?

14)Qual a sua opinião sobre a MTV? Quais os prós e contras da emissora?
Cara, a gente deve uma grande parte da nossa popularidade à MTV. Se não fosse o Ultrasom e a Vinheta, acho que nem existiria clipe de "we build our own way" que quer sim ou quer não foi o que nos deu um grande empurrão. Os contras que eu posso apontar são os seguintes.. Eu convivo com um cara que trabalha lá e sei que ele é mal pago pelo que faz! Hehehe.. Eles pagam mal! Infelizmente no Brasil, eles tocam o que a maioria quer ouvir, senão perde telespectadores né.. Por isso o rock alternativo e independente esta com pouco espaço.

15)Quem é straight edge na banda? Ainda continuam associando a banda como SXE?
Atualmente só o Léo é straight edge. Mas muita gente ainda acha que somos uma banda sxe só que NUNCA fomos uma banda sxe. Mesmo quando todos os membros da banda eram sxe's nós nunca assumimos a postura sxe com a banda. É algo pessoal.. e algo pessoal não deve se tornar um movimento.

16)Fale um pouco sobre o underground de São Paulo, quais bandas legais você destacaria?
A coisa está rolando muito legal atualmente cara. Tem shows todo fim de semana e os shows tem sido bem cheios. Isso ha 5 anos atrás só rolava se você colocasse as bandas mais conhecidas! Espero que continue crescendo cada vez mais.

17) Falando um pouco da vida pessoal de cada um, o que vocês fazem tirando a banda?
Eu sou vestibulando há séculos, hehehe, mas em agosto volto para a faculdade, o Léo é body piercer, o Drausio é designer gráfico, Guilherme é gerente de marketing de uma empresa e o Fabrizio faz produção de shows na MTV.

18)Fiquei sabendo Sonrisal que você curte Guns n´Roses e inclusive foi no Rock in Rio 3 ver o show, o que achou?
Cara, apesar de todo mundo falar mal eu achei muito foda! É claro que eu queria ver o Slash, Duff e os outros mas eu nunca tinha assistido a um show do Guns n' Roses ao vivo. Essa banda que me fez querer tocar guitarra e ser roqueiro! hehehe. Eu fiquei na grade e vi tudo de perto! Não acreditava que era verdade na hora em que eu escutei "Do you know where the fuck you are!???, You're in the Jungle Rio!!!" Eu não sabia o que fazer! Foi muuuuuito foda.

19)Deixe um recado para os fãs da banda e para a Alternative Noise. Valeu pela entrevista Sonrisal!
Poxa, eu nunca sei o que deixar nessses recados! Eu queria te agradecer Raphael pelo interesse em entrevistar o Street Bulldogs. Valeu mesmo. E todas as pessoas que vão aos shows, que compram o CD, que baixam os mp3 e gostam do nosso som, muito obrigado mesmo, se não fosse por vocês nós não estaríamos tocando tanto por todo o Brasil! Muito obrigado de coração

Discografia:
em breve!