-----

Banda: MELDRUM
Data da entrevista: abril 2002
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: Michelle - guitarra
País: Suécia

1- Quem é quem na banda e o que cada um toca?
Moa Holmsten: Vocal
Frida Stahl: Baixo
Michelle:Guitarra
Fredrik Haake: Bateria

2- Por quê você escolheu o nome Meldrum para a banda?
Bom, para ser honesta ninguém na banda concordava com o mesmo nome. Ficamos com MELDRUM temporariamente e pegou. Será eu devo mudar meu sobrenome??

3- Fale um pouco sobre o "Phantom Blue", turnês, cds, fans, programas de tv...
Eu fui a fundadora e guitarrista durante 8 anos no Phantom Blue

Phantom Blue por mim e Nicole Couch, depois de um show apenas assinamos com Mike Varney. Em 1989 lançamos nosso primeiro cd pela Shrapnel Records nos Estados Unidos (Roadrunner na Europe & Japão). A turnê foi um sucesso eo clip "Why Call It Love" passava direto na MTV.

Depois de terminada a turnê e retornarmos para os Estados Unidos , assinamos com Tom Zutaut (Guns'n'Roses, Tesla, Edie Brickell) da Geffen Records. Foi gravado então "Built To Perform" que foi produzido por Max Norman (Ozzy, Megadeth, Loudness) e lançado em 1993 no mundo inteiro. Outra turnê de sucesso seguido de diversas aparições na MTV (Most Wanted, Headbangers Ball , acoustic and in the studio) , entre outros canais de TV pelo mundo todo.

4- O que você fez entre o fim do Phantom Blue e o começo do Meldrum?
Eu sempre soube que tinha que fazer outra coisa, mas queria que fosse algo especial e com pessoas interessadas em fazer o mesmo. Eu participei de diversos projetos e escrevi muitas músicas, mas a banda começou a decolar quando eu conheci a Frida Stahl (baixista), e então construímos tudo isso juntas.

5- Como você conheceu Frida, Frederick e Moa do Meldrum?
Basicamente nos conhecemos através de amigos. Frida e eu começamos a banda, tocamos basicamente com 3 bateristas no total e vários cantores, mas nenhum chegou perto de Moa e Fredrik, tanto no nível musical como pessoal, nos conhecemos melhor depois disso e aí começou a rolar o clima de banda mesmo.

6- Quais são as influências do Meldrum?
Tudo do Faith No More, Soundgarden, Metallica, Thin Lizzy, Sabbath, Jeff Buckley, até o Mágico de OZ!

7-Se eu abrir seu cd player agora, quais cds irei encontrar ? Fale sobre eles.
Neste momento estou escutando o projeto solo do John Fruciantes (Red Hot Chili Peppers), é basicamente como uma demo tape, mas a performance e as músicas são ótimas, Eu amo.
Jeff Buckley "Grace", um clássico! Ótimo som de bateria, eu amo a música dele!
Linkin Park, boas músicas, ótima mistura de estilos , pesado e cru! Algumas coisas lentas e outras pesadas.

8- Fale um pouco sobre o rock no passado, atualmente e no futuro.
Na minha opinião nada vai bater o som do fim dos anos 60 e começo dos 70. o som , a vibração, grande músicos. Mas eu também acho que existem várias novas influências e diferentes estilos, o que pode ocasionar maravilhas.
Metallica foi maravilhoso quando apareceu com aquele som diferenciado, Nirvana, Stone Temple Pilots, e Soundgarden foram ótimas bandas, Rage against the Machine criou um estilo próprio e acho que existe muita coisa nova surgindo com qualidade. Eu acho maravilhoso essa mistura de estilos dentro do rock.

9- Como é a cena rock na Suécia?
É muito boa. Eles possuem ótimas bandas que são clássicas como o Europe que vêm da Suécia, e coisas pesadas também como Entombed, Meshuggah, Backyard Babies, Hellacopters, etc, e agora MELDRUM! É muito legal!

10- O que você sabe sobre o Brasil? Você conhece algumas bandas daqui?
Eu sei que o Sepultura é daí, e que as pessoas gostam de música pesada também. Nós adoraríamos conhecer o Brasil, curtir, tocar e conhecer a cultura.

11- Como foi o primeiro contato de vocês com a gravadora?
Na verdade eu conheci eles através de outras bandas da gravdora como Five Fifteen, Lotus, e Big Elf. Meu primeiro contato foi quando Brian Robertson do Thin Lizzy estava fazendo uma jam com Five Fifteen, e como fã de Lizzy que eu sou, estava curtindo e conhecendo todo mundo.

I2 - É difícil ser uma banda underground na Suécia?
Tocar música pesada na Suécia é saber que não vai agradar ao grande público que realmente compra. mas no geral as pessoas apreciam a boa música, e existem grandes músicos com muita energia lá, mas é um mercado pequeno comparado com o resto do mundo.

12- What´s your opinion about MP3 and programs like Morpheus, AudioGalaxy and Napster?
Existe o lado bom e o lado ruim, acho que é uma grande divulgação para as bandas, mas agora vários cds piratas estão sendo vendidos , e isso afeta o mercado, mas você tem a chance de escutar bandas que talvez você não possa comprar.

13- Fale tudo sobre o cd "Loaded Mental Cannon", música, riffs, letras, nome do cd...
Eu poderia começar falando que somos influênciados por muitas coisas…Black Sabbath, Metallica, Pantera, Faith No More, Stone Temple Pilots, Chris Cornell e Soundgarden, Rage Against The Machine… Tentamos captar essa influência e fazer uma coisa própria, isso que é arte e música, um pouco disso e um pouco daquilo em seu próprio estilo.
O cd foi escrito e gravado em um período longo, e possue diversas influências. O próximo cd vai ser diferente no sentido de que todas as músicas foram escritas no mesmo ano. Loaded Mental Cannon é na minha opinião um grande cd de estréia, mas apenas uma amostrar do que vem por aí.
O título basicamente significa, aqui estamos nós, prontos para o que vier em nosso caminho. As letras você pode ver os significados em nossa homepage, mas nós tentamos e escrevemos sobre muitas coisas. Alguns pontos políticos, espirituais e coisas do dia a dia. Eu sou influenciada por riffs de vários guitarristas como Zakk Wylde, Tony Iommi, James Hetfield (coisas antigas), Angus Young.... e a lista continua....

14- Quais são os planos para o futuro? turnês, videos, novo cd...
Estamos escrevendo para nosso próximo cd, e está ficando bem pesado! Acabamos da fazer um video promo para faixa "Aspartame" que vai estar disponível em nosso web site, Vamos lançar um single da faixa "Feeding The Hope", e fazer uma turnê em Abril/Maio pela Europa, e festivais de verão. O novo cd deve estar pronto para ser lançado no começo do próximo ano.

Discografia:
em breve!