-----

Banda: DOWNCAST
Data da entrevista: outubro 2002
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: banda
Cidade/Estado: São Paulo

01)Quem é quem na banda e o que cada um toca?
Alan Banis: Bom, O line Up do Downcast é o seguinte: eu (Alan Banis) guitarrista, Mario Conte - Baterista, Iam-D. P. - vocalista, Rodrigo Montanholi - vocalista, Julio Baptista - baixista, Dektri - teclados e Keith-A.P. - percussão.

02)Sobre o nome da banda, de onde surgiu e de quem foi a idéia do nome Downcast? Vocês pensaram em outro nome ?
Alan: A idéia foi do Julio, ele achava o nome legal e quando falou com a gente percebemos que era o nome ideal para a banda. Sobre outros nomes, até pensamos em outros, mas Downcast é o que achamos mais forte.

03)Vocês já tocaram em outras bandas antes do Downcast?
Alan: Sim, eu tocava em uma banda de Death Metal Melódico chamada Winds of Eve, o Julio em uma de HC chamada Fúria Tribal, o Keith outra chamada Stum, o Cesar no Palhaço Blindado... se eu for falar de todos vou acabar escrevendo um bíblia... hehehehe... o que posso dizer é que todos tivemos outras bandas, cada um dentro de um estilo, com certeza foram nossos berços e graças a elas temos essa maturidade musical que temos hoje.

04)Deixando a banda de lado por um momento, o que os integrantes da banda fazem no dia a dia, trabalham, estudam...
Alan: Eu o Mario e o Iam saímos do trampo devido a nossa vagem para a Europa e o restante todos trabalham e alguns estudam... só o Dektri que não faz nada da vida futebol clube... hehehe... to brincando, no momento ele esta sem trampo.

05)Como vocês se conheceram?
Alan: Bom, Eu e o Mario trabalhávamos na mesma empresa quando começamos a banda, o Cesar conhecemos através de um anúncio que ele deixou na Galeria do Rock, o Julio eu já conhecia pois seu irmão toca em uma banda chamada Transfixion... de alguns amigos nossos, o Rodrigo também foi através de anúncio, o Iam nos o conhecemos quando ele tocava no Faith no More cover, o Keith é irmão do Iam e o Dektri também através do Transfixion pois ele fez algumas participações em shows do Transfixion.

06)Fale um pouco sobre os cds "Psycho Freak" e "Synchronature", faça uma comparação entre eles.
Alan: O cd demo "Psycho Freak" nós não gostamos nem de lembrar...os técnicos (se podemos chamar de técnicos) do estúdio eram péssimos, não tinham a mínima noção do que estava acontecendo e naquela época não tínhamos nem o Iam na banda... foi bem no começo. O cd demo "Synchronature" foi mais uma pré-produção gravada ao vivo no estúdio que nós ensaiávamos, nós a gravamos para corrigir alguns erros pois estávamos pra entrar em estúdio para a gravação do nosso primeiro cd... "Lost in a Maze".

07)Se eu abrir seu cd player agora, quais cds irei encontrar? Faça um comentário sobre eles.
Alan: Um monte de cd-r pois os meus já roubaram todos!!!!hehehe....eu curto muito Meshuggah, Slipknot, At the gates, Machine Head, Fear Factory, Ill Nino, Hypocrisy, etc...

08)Fale um pouco sobre o novo cd de vocês que está para ser lançado "Lost in a Maze". Letras, músicas, arte final, produção.
Alan: Bom, com muito esforço acabamos de gravá-lo, em um ótimo estúdio e com ótimos técnicos, eu mesmo o produzi e estamos muito satisfeitos com o resultado. Estamos em negociação com algumas gravadoras e selos para o seu lançamento, logo mais já o encontrarão em loja especializadas do ramo. Nossas letras falam de diversos assuntos, tentamos passar toda a dor e indignação que sentimos vivendo no mundo de hoje alem de descontroles psicológicos, fatos sobrenaturais que são encobertos pelo sistema e esquecidos pela sociedade, etc... A arte do cd ficou por conta de Marcos Cerutti (www.infectiousdesign.cjb.net) é ele que fez tudo que seja relacionado à arte gráfica para a banda (site, capa das demos, camisetas, etc...) e ficou muito louca, quando ele nós mostrou nós piramos!
No nosso site (www.downcast.com.br) nós disponibilizamos quatro musicas em formato mp3 e a também capa
do Cd, é só checar e conferir!

09)Quais as influências da banda?
Alan: As influências são as mais variadas... podemos citar bandas como Meshuggah, Slipknot, Machine Head, Faith no More, Alice in Chains, Sepultura, Chico Science e Nação Zumbi, Puya, etc... adoramos misturar peso, melodia, noises, grooves, synths e percussão.

10)Qual foi o show mais marcante para vocês? Fale um pouco sobre ele.
Alan: Essa é difícil... porra, já tocamos em vários picos legais, no Espírito Santo a galera é animal, o interior de SP é destruição total, mas rolou um show aqui no ABC, mais precisamente em São Caetano, em um bar que fechou há alguns meses que se chamava Rock Mix Bar e nos marcou bastante pois foi o primeiro show que fizemos com a formação atual e 90% da galera que estava lá estava pra ver o Downcast... foi animal!!!!!

11) Qual a sua opinião sobre a cena independente no Brasil hoje? Quais bandas vocês curte?
Alan: Na minha opinião a cena underground brasileira é uma das mais ricas do mundo, temos varias bandas ótimas tocando pelo país! O único problema é que não temos uma infra-estrutura legal, faltam produtores e principalmente casas de shows/bares com condições favoráveis... sem uma infra-estrutura legal o som fica ruim e prejudica as bandas.
Sobre as bandas que eu curto, são várias... posso citar o Collapse NR, Panzer, Winds of Eve, Bywar, Chipset Zero, Choldra, Aleister C., Claustrofobia, Seventh Seal, entre muitas outras...

12)Vocês já estão na Europa? Como pintou essa oportunidade, apareceu algo de concreto para banda ou vocês foram na coragem mesmo?
Alan: Ainda não, estamos indo dia 24/09, estamos indo com a cara e a coragem mesmo, temos alguns contatos e queremos agilizar uma tour para o começo do ano que vem além de tentar um contrato com alguma gravadora que possa dar o suporte necessário para que posamos continuar nossa história.

13)Vocês tocaram recentemente no Da Tribo Rock Festival junto com o Ratos de Porão, como foi o show?
Alan: Foi legal pra caralho, o som estava legal mas estava alto pra caralho e apezar da galera ter curtido eu acho que ficou meio embolado! Fomos a penúltima banda antes do Ratos... pegamos o pico cheio, a galera compareceu legal, puta organização. O Ciero e o Tchelo estão de parabéns, puta atitude, tiveram peito para fazer um festival underground desse porte.

14)Quais os próximos planos da banda? Clip? turnê?
Alan: Nosso principal foco no momento é a viajem e as tarefas que teremos que cumprir por lá, mas também estamos na correria para agilizar o lançamento do cd aqui no Brasil. Pretendemos gravar um clip assim que as coisas derem uma acalmada, ta foda!!! hehehe!!!

15)Espaço livre para deixar um recado, fique a vontade.
Alan: Obrigado pelo espaço, são veículos de comunicação como vocês que nos ajudam a divulgar nossas bandas, expressar nossas idéias, etc... fazem o underground ser mais vivo!!!!
Gostaria também de dizer para a galera nunca desanimar, apoiar as bandas underground, comparecer nos shows, fazer a cena crescer, pois sem vocês não temos o porque de estar aqui nessa batalha!!!! Como os camaradas do Collapse NR dizem: Underground in vein!!!!
Pra galera que quiser saber mais informações, entrar em contato, ouvir nosso som, ver fotos, datas de shows, etc... podem acessar nosso site www.downcast.com.br.
Valeu!!!!!

Discografia:
em breve!