-----

Banda: CHIPSET ZERO
Data da entrevista: fevereiro 2002
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: banda
Cidade/Estado: São Paulo

1)Qual a formação atual da banda?
A atual formação é:
Shucky Zerø -vocal
Shark Zerø-vocal e percussão
Ayka Zerø- baixo e backing vocal
RonnyZerø- guitarra e backing vocal
Bozzo Zerø-guitarra
Jeff Zerø- percussão
Jamil Zerø- Bateria

2)Vocês tocavam em outras bandas certo? Fale um pouco sobre essas bandas que vcs já tocaram e como começou realmente o Chipset Zero?
Shark Zerø- é até interessante ser o shucky e eu respondendo essa pergunta, porque já tocamos juntos antes numa banda chamada Mad Obsession, eu toquei em uma outra banda que se chamava ODIO, o Jamil e o Bozzo em uma que se chamava Sórdidos (Muito loka por sinal) o Ayka sempre foi Burzum (risos), a banda era de death metal e se chamava Visible Factor, o Shucky também tocou em uma outra que se chamava Banishment (qualquer coincidência é mera locura da sua cabeça. hahah!!) e o Ronny e o Jeff tinham uma banda de nu metal que se chamava Dopefind.
O Chipset Zerø foi uma historia um pouco complicada... eu era da ODIO e tive uma briga com o baterista, então eu e minha (EX) namorada Claudia, que era a guitarrista (tocava pra caralho), saímos da banda. Eu sabia que o Sórdidos também havia acabado, e apesar de rolar várias picuinhas com os nossos nomes eu e o Jamil nos encontramos em um Bar de Guarulhos que hoje em dia já nem existe mais (SKINA10 ou BAR DO ZÉ) ai eu falei com ele sobre montar uma banda... ele não levou muito a sério... mas no outro dia estavamos nós na frente da casa dele com todo o equipo... hahaha. Desde lá muita coisa se passou, mudamos algumas vezes de formação até acharmos pessoas que fossem realmente da familia, e aqui estamos.

3)De quem foi a idéia do nome da banda? Fale um pouco sobre ele. Vocês chegaram a pensar em outro nome?
Shark Zerø - Estávamos em busca de um nome que tivesse a ver com toda a nossa proposta, fizemos uma lista de nome e dentre eles restaram "Sickness e Generic Pain", mesmo assim ainda não era bem isso. Ai eu olhando dentro de alguns computadores encontrei a palavra CHIPSET conversamos e resolvemos juntar com a palavra ZERØ, por que nós achamos que CHIPSET representa a máquina (o câncer da humanidade) e ZERØ o Homen (que se torna um verdadeiro ZERØ, sem empregos, e se acostumando cada vez mais com a submissão.)

Shucky Zerø - Quando eu entrei pra banda, fizemos um show com o nome de Banishment, na ExpoRock2000, mas logo percebí que a proposta da banda não teria muito sentido sem o nome CHIPSET ZERØ !!!!

4) Quais as influências da banda e o que de "novo" vocês andam escutando?
Shark Zerø e Jamil - A influência da banda é sem fim por sermos 7 pessoas e cada um tem o seu estilo e escuta coisas muito distintas, mas tudo isso se torna como uma engrenagem, uma quimica que nós conseguimos juntar sem forçar a amizade.

Shark Zerø - eu ando ouvindo muito Guitar, RAP (Nacional principalmente), Marakatu, EBM, Jazz, Thrash Metal 90's, Nu Metal, Trip Hop e um pouco de reggae.

Shucky Zerø - Metal Antigo, Thrash Metal, Death Metal, E RAP Core.

Jamil - Jazz fuzzion, Industrial, Eletronico 80's, Thrash Metal, Death Metal, Nu Metal, Trance, EBM, R&B, de tudo.... que agrade maus ouvidos (- menos pagode, axé e lixos em geral !!!!!! ou músicas sem conteúdo!!!)

Ayka Zerø- Eletrônico, EBM, Synth Pop 80's, Industrial, Ambiental, Rock Nacional 80's, Rock 70's, Thrash, Death, e algumas bandas de Newmetal.

Ronny - New metal, RAP, Eletrônico, Death Metal, Trance, Drum&Bass.

Bozzo- Hardcore Old School, Metal 80's, e muito Rap Nacional principalmente.

Jeff - New metal, Rap e metal .

5)Vocês se lembram do primeiro show da banda? Como foi e onde foi? Fale um pouco sobre ele?
Shark Zerø - O primeiro show foi no Vírus Rock Bar (Guarulhos).
Bom o que eu tenho pra falar é que nós subimos no palco mas não tínhamos a mínima noção do que iria acontecer, o som era estranho (para os padrões da época 97) e era a primeira vez que iríamos nos apresentar, a galera curtiu o som, pulou, mas não entenderam nada, pois a 5 anos atrás a galera ainda não tinha bem aceito e a maioria nem mesmo sabia o que era New Metal ( nem nós... hahaha).
Uma curiosidade é que nesse mesmo show e na mesma música por sinal meu equipamento entrou em curto, o prato do jamil caiu do palco de bateria e cortou o cabo da guitarra... hahahaha pânico total...
Desde este primeiro show já soávamos diferente das outras bandas, nós tinhamos sampler e percussões com lata. sendo assim o nosso nome se espalhou rapidamente por Guarulhos e Região.

6)Qual a sua opinião sobre o underground nacional e quais bandas você destacaria?
Shark Zerø - Eu acho que underground nacional é uma potência que ainda não foi descoberta, o problema é que ao invés das bandas se unirem por algo melhor, a maioria fica fazendo fofoquinhas picuinhas e brigam por miséria, disputando um espaço que nem existe.
Cara, não existe mais lugar em São Paulo pra se tocar, ou seja, sem união nunca vai rolar nada, esse é um grave defeito das bandas do underground nacional.

Jamil - Underground !!?!!?!?!!?!?!?! Depende do que você entende por underground... aqui não existe isso, somente o Mainstream, ou você vende mais de 150 mil discos ou você literalmente paga pra tocar !!!! (paga equipamento, paga o transporte, paga tudo!!!!), você não pode sobreviver da música, aliás música e cultura aqui são pra poucos...!!!!! Infelizmente, cultura sobra aqui no nosso país...! Mas creio em uma união por parte das bandas... acho que esse é o caminho... o remar contra a maré!!!! Bandas??? Bom são poucas as que me agradam !!! E algumas eu mesmo não conheço !!! Tem algumas que eu posso citar: Grimorium de Sampa, Vulgar Khole de Limeira, Mickey Diesel que é foda!!! Blenda e Hardtime que são daqui de Guarulhos são bem legais. Tem o pessoal do AMF de Curitiba e o Colling Down do Ceará que é bom !!!!

Bozzo Zerø - O Underground no Brasil é estranho, mas gostaria de destacar uma banda que consegue ser independente e com bom exito : DEADFISH e CPM 22 que não deixou sua integridade musical serem afetadas por uma grande gravadora, também tem várias bandas em guarulhos como Bloody Fear, No Frontier, Hardtime, Resposta,etc...

Shucky Zerø- Existem grandes bandas escondidas no Underground nacional que se quer tem uma oportunidade de mostrarem seus trabalhos por dois motivos :
1- pela " COMPETIÇÃO" idiota que rola entre a maioria das bandas ( que não caíram na real ainda que HÁ ESPAÇO pra todo mundo), pois ninguém é igual a ninguém !!!!!!
2- E principalmente pela divisão de estatus dentro da cena musical brasileira independente de estilo.
Se você tem uma companhia tem apoio de mídia, e tudo mais, se não vai ficar batendo lata até sabe-se lá quando !!!!!
Eu particularmente tenho alguns grupos que posso destacar como: ViaSat (Recífe), Sujeito Homi (SP), Arena Age (RS), Coolin Down(CE), Ópio(SP), A.M.F. (PR), Grimorium(SP), Tem muita banda boa por aí !!!!!

7)Sobre a turnê na Argentina, como pintou a
oportunidade e como foram os shows por lá? E a
receptividade do povo argentino, como foi?

Jamil - Bom, nós nunca tínhamos saído do Brasil... aliás nem mesmo de Sampa... Oportunidade, não pintou nada, criamos esta oportunidade (esta é a idéa criar as paradas!!!) , o Shucky estava fazendo uns contrabandos (risos) de CD's e como já conhecia o pessoal do A.N.I.M.A.L. isso abriu algumas portas.... fizemos amizade com o pessoal do Human (que esteve com a gente por aqui alguns meses) e assim rolou.
Os shows lá são bem diferentes daqui, eles são bem receptivos e tem um circuito, pequeno mais existe. Tivemos a oportunidade de tocar com bandas de nome da cena local como Ritual, Ban-This e também com o MORTIFICATION que foi o ápice pra nós!!!!. Eles tem um grande respeito pelas bandas brasileiras... chegaram a nos comparar com Soulfly e Sepultura (risos, coitados de nós!!!). São muito loucos, quando gostam, gostam mesmo !!!

Shucky Zerø - Lá as bandas tem no mínimo um som fudido em termos de P.A. e Luz oferecidas pelas casas de show, o que não rola por aquí, porque os donos dos picos daquí só pensam no próprio bolso esquecendo que com uma boa estrutura para as bandas, é garantia de casa cheia!!!!!
O público lá é o mais foda, ou eles amam a banda ou odeiam, mas não saem malhando porque sabem que tá todo mundo buscando seu espaço, quando eles não curtem simplesmente não agitam no Show!
Também fizemos dois programas de Tv em Buenos Aires, o Al limite (Muchmusic) que segue mais o menos a linha do extinto Furia Metal da MTV, e MusicCountry que ao contrario do nome é um exemplo pras TVs que não dão a mínima pros grupos mais pesados!!!!!!!
Além de varias entrevistas em Grandes revistas e Fanzines de metal do País.

Shark Zerø - Essa foi a decisão mais difícil das nossas vidas, pois nós tivemos que deixar coisas importantes, como empregos, namoradas, filhos e até mesmo faculdades para que esta turnê se realizasse, eu posso garantir que foi uma coisa sofrida para todos nós, mas essa é a verdadeira prova que todo músico tem que passar. As coisas foram difíceis, mas quando chegamos na Argentina e fizemos o nosso primeiro show, tudo isso foi compensado em triplo. O povo argentino é muito CALIENTE (risos) e as diferenças entre nós é apenas a merda do futebol que é imposto por gringos que nem tem nada a ver com a treta e querem separar a America Latina, e por isso nossa turnê se chamou "POR LA UNION DE LATINO AMERICA".

8)Pude conferir que existe um site de fã-clube
argentino, como surgiu isso? Vocês tem contato com os criadores do FC?

Jamil - Sim... ficamos até meio com vergonha em falar isso, mas temos sim... tem um pessoal que curtiu muito o nosso som e resolveram montar o fanclub. Tenho contato com a galera sim... eles dão uma força pra gente... apesar dos nossos "hermanitos" estarem passando por uma situação difícil...

Shucky Zerø- São pessoas que estavam no primeiro Show e que foram em todos os outros shows, programas de TV, aonde quer que estivessemos eles estavam lá....Foi uma sensação única pra gente !

Shark Zerø - Pra mim é até muito legal a idéia de um Fã Clube, mas o difícil foi decidir quem deles fariam o Fã Clube, pois haviam 2 grupos querendo organizá-lo, e para nós eram todos amigos, foi uma decisão difícil. Principalmente quando chegou o dia de um dos shows mais importantes para o Chipset Zerø, nós iríamos tocar para + ou - 2000 pessoas, e nesse show estavam presentes os 2 grupos e simplesmente o tempo fechou... hahaha.
Eles saíram na mão de verdade, nós não podíamos acreditar, mas no fim os dois grupos se uniram e montaram juntos o Zerø fan clube!!!

9)Como foi a gravação do Musikaos, foi como vocês esperavam? Houve muito retorno com essa apresentação?
Jamil - Defino como mais um sonho realizado, tocar metal na TV ao lado da maior banda do Brasil, SEPULTURA no melhor programa da televisão brasileira.
Retorno ?!!?!?!!? Muito, estamos conhecidos até no c..... do Judas (risos). Sério estamos muito bem conhecidos... temos recebidos muitos e-mails e muitos elogios... temos sido convidados pra tocar em vários lugares.

Shucky Zerø - Todos nós independente do CHIPSET ZERØ já batalhamos por mais de 10 anos,e agora graças a Deus estamos conseguindo realizar os nossos sonhos, e um deles foi tocar com quem criou toda essa cena que há, o SEPULTURA, e sem dúvida tocar com eles ainda na TV foi inexplicável !!!!!!

Bozzo Zerø: Com certeza tocar com SEPULTURA foi muito emocionante por tudo que eles representam, os cara são foda.

Shark Zerø- Cara, só uma coisa a dizer... Du caralho, Tudo o que eu esperava e mais um pouco, eu descobri que o pessoal do SEPULTURA são muito gente boa e humildes acima de tudo, e que isso é só o começo.

10)Você acha que o espaço para bandas que seguem a linha do new metal são poucos aqui no Brasil?
Shucky Zerø- Eu já passei por várias fazes na minha vida, em 86, 87 quando começei tudo era muito difícil, usar uma camiseta de banda representava honra, era altas pancadarias por causa das diferenças musicais. Hoje você vai a um Show onde tocam juntos Soulfly, Pantera, Morbid Angel num só palco, e o público todo compartilha o evento numa boa . O NewMetal é nada mais nada menos o que começou fazendo todas as bandas.
Houve o primeiro do Carcass e houve o último, são notorias as evoluções e mesclagens de estilos !!!!
O Brasil ainda não encarou o NewMetal como um som que veio e vai ficar, por isso não há tantos espaços por aqui !!!!

Shark Zerø - Graças a Deus a coisa vem crescendo e tomando uma dimensão que me agrada, bandas como Linkin Park tem sido muito criticadas, mas eu considero que eles foram inteligentes ao trazer o povo que escuta pop pra escutar metal, isso foi bom. O Newmetal está abrindo portas para novas bandas e isso é muito bom para nós e para todas as bandas que estão na cena que são boas e nunca foram reconhecidas.

Jamil - NewMetal é apenas mais um rótulo pra vender CD... o Rock aqui no Brasil é uma coisa muito díficil... aliás a música em geral... a falta de cultura do público aqui é fogo!!! A pessoas associam Rock a drogas, a marginais, e não é bem assim. Creio que isso esta mudando a mentalidade brasileira!!! As pessoas estão sendo obrigadas a engolir você do jeito que você é!!! Creio numa mudança!!! Demora mais vem !!! Sobre locais??? Bom aqui quase ninguém sabe o que é rock de verdade!!! Tem muito paraquedista!!! Escutam o galo cantar e não sabem o que estão fazendo !!!

11)O site de vocês é muito bem feito, qual a importância da internet para o Chipset Zero?
Jamil - Obrigado pois sou eu e o Ayka que fazemos o site.
A importância é total, 70% dos nosso contatos é via web. aliás isso é uma grande ferramenta... podemos mandar todas as informações pelo computador... e isso tem nos ajudado muito !!!! Internet a favor da gente... e não nós a favor dela!!!

Shark Zerø - Posso dizer que a Internet é o veículo principal que carrega nossa banda, eu tenho a sorte de ter na mesma banda um baterista e um baixista fudidos e ao mesmo tempo webmasters competentes pra cacete.

12)Sobre cd, quando vamos poder conferir um trabalho com várias músicas do Chipset Zero?
Jamil - Estamos finalizando o CD da banda depois de 10390330303949 dias (risos). Cremos que até o final de Março... o nosso "filho" estará pronto !!!!

Shucky Zerø - Foram muitas batalhas pra poder concretizar mais este sonho.....falta de grana, Turnê, Shows, Programas de TV, veio tudo de uma só vez o que meio que atropelou nosso tempo de gravação !!!!!!! Mais foi legal pra gente poder se entrosar melhor musicalmente e chegarmos a conclusão de que a banda é o que queremos para nossas vidas e isso virou prioridade pra todos!!!!
Com certeza esse CD vai dar o que falar !!!!!!Falta muito pouco!!!

Shark Zerø - Calma galera o CD logo logo ta aí, e eu já posso adiantar que nós vamos trazer algumas surpresas e além disso um cd pesadiiiisssiiiimmooo.... blz??


13)Já aconteceu algo estranho ou engraçado com vocês em algum show? Fale um pouco sobre isso.
Jamil - Acontece muitas coisas... somos em muitos.... então a probilidade de acontecer algo é maior... No Musikaos estávamos tocando e exatamente na hora da gravação as calças do Bozzo caíram, ainda bem que não tinha nenhuma câmera focalizando (risos)

Shark Zerø - Eu me lembro de em um dos shows que fizemos em nossa turnê, de eu estar agitando e ao olhar para o lado me deparo com o Sr. Bozzo Zerø batendo no pobrezinho do Jeff no meio da apresentação... hahah. Ele é o nosso saco de pancada. (muitos risos)

14)Espaço livre para vocês falarem o que quiserem, fiquem a vontade!!
Jamil - Obrigado pela força, entrem em contato www.chipsetzero.cjb.net

Shucky Zerø - Quero agradecer muito a todos que acreditam no CHIPSET ZERØ, sem vocês nada seria possível !!!!!!
Agradeço em especial: Zé Luiz e Meteoro Amplifiers, aos irmãos Marcos(Cocô), Átila (Urso 38) e Edu Ardanuy, Porpeta Mesquita, Dú (ET Zerø), Japa Gnomo, Meu filho Patrick e a todos que me amam e me odeiam também, obrigado por me darem força!!!!!
Agradeço também o Alternative Noise pela oportunidade!!!!!

Bozzo Zerø: bom, gostaria de agradecer a força que todos estão dando pra banda, sem dúvida isso nos deixa cada vez mais fortes, valeu!!!

Shark Zerø - Obrigado pelo reconhecimento do nosso trabalho que foi muito suado e sofrido até agora. É muito bom saber que no Brasil as pessoas estão apostando em bandas da própria cena. VALEU!!!
Ps: quero agradecer a 3 pessoas em especial: Alê Mesquita valeu cara... sem você as coisas não seriam assim, Edu, Valeu a dedicação e atenção e Japonês GNOMO Seja bem vindo FDP!!!
Ps2: E a vocês do Alternative Noise pela oportunidade e pela força!!!!

Discografia:
em breve!