-----

Banda: BLEMISH
Data da entrevista: outubro 2002
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: banda
Cidade/Estado: São José dos Campos/SP

01)Quem é quem na banda e o que cada um toca?
Clóvis Tito - vocal e guitarra
Daniel Fernandino - guitarra
Lindemberg Jr. - baixo
Danilo Sanefuji - bateria

02)Sobre o nome da banda, de onde surgiu e de quem foi a idéia do nome Blemish? Vcs pensaram em outro nome?
Tito - O nome vem de um show que fizemos na nossa cidade em 1998. Poucas pessoas, apatia, enfim um show lastimável. Isso foi o suficiente para que mudássemos nossa postura e o nome. Blemish trás a idéia de manchar, "blame" - uma espécie de culpa manchada.

03)Vcs já tocaram em outras bandas antes do Blemish?
Tito - Back Fire. Um quarteto que aos poucos foi se modificando até virar o Blemish.
Eu fui o único que insistiu nessa loucura.

Daniel - Eu e o Danilo tocávamos juntos numa banda que se chamava 'Slut Slug'. Foi a minha primeira banda. Na real, a minha primeira banda mesmo foi formada em 1997, era eu na guitarra e berros e o Danilo na bateria e backing berros, parecia essas bandas que estão 'na moda' hoje em dia, como o 'White Stripes', mas acho que a gente conseguia ser pior do que eles.

Danilo - De acordo com os registros históricos, em ordem: "Cid e Danilo(somos o Kiss)" em 1991, que era o Cid, um amigo skatista que tocava o baixo Golden do meu brother, e eu na minha batera Panther; "Brother's Band", Alexandre(guitarra/vocal), Arthur(guitarra), ambos irmãos, Denis(meu brother - no baixo) e eu na batera, o som consistia em composições próprias feitas em improviso; "Slut Slug", essa foi uma miscelânea de som; "Psicotrópicos"(só improviso) e "Handicape", que era um hardcore nervoso/calmo/social.

Lindemberg - Tive uma banda em 1995 chamada Warlock (do filme Warlock - cada idéia...). Tocávamos músicas próprias e muito rock nacional. Pouco depois, tive outra banda (sem nome) e só fizemos uma apresentação. Por estarmos completamente bêbados, o show foi muito divertido e, ao mesmo tempo, um fiasco. Desencanei de tocar por um bom tempo!!!

04)Deixando a banda de lado por um momento, o que os integrantes da banda fazem no dia a dia, trabalham, estudam...
Daniel - Todos estudamos e trabalhamos.

Lindemberg - Sou estudante de jornalismo e trabalho na área desde que me mudei para São Paulo (3 anos).

05)Como vcs se conheceram?
Daniel - Eu estudava no mesmo colégio e freqüentava o mesmo bar que o Tito. Estava sem banda há seis meses quando Tito me convidou pra completar a formação da Blemish, isso foi no final de junho de 1999.

Tito - Eu trabalho com edição de imagens na faculdade. O Lindenberg é jornalista e o Danilo leciona música para crianças.

Lindemberg - Estudei jornalismo com o Tito em 1998. Sempre fomos bons amigos.
No início deste ano liguei para o Tito: - Cara, tô com um baixo novinho e gostaria muito de voltar a tocar. Você sabe se alguém tá precisando de um baixista?
Bom, segundo o Tito, a minha ligação foi uma bênção para a banda, já que o Ivan, antigo baixista, tinha acabado de sair.

06)Faça uma comparação entre a demo "daybreak" e o "silver box song ep".
Daniel - São como "marcos" na ainda recente história da banda. Quando eu entrei a "Daybreak" já estava pronta, foi gravada com o Tito, Luizinho e o Cavallo, um baixista que tocava na Back Fire. É, na verdade a gravação foi lançada pela Back Fire e reaproveitada pela Blemish, já com o Ivan na banda. Já o "Silver Box Song EP" foi gravado com o Tito, eu, Luizinho e Ivan, entre agosto e setembro de 2000. Com estes fatos citados, você deve perceber que eram atmosferas completamente diferentes, assim como o material novo que estamos preparando, que esperamos poder lançar até o fim deste ano.

07)Se eu abrir seu cd player agora, quais cds irei encontrar? Faça um comentário sobre eles.
Daniel - 'The Colour And The Shape', Foo Fighters: ótimo Cd, essa é uma das bandas que eu mais curto. Guitarras altas, muita distorção, melodia, barulho!!

Lindemberg - Você encontrará muitos CDs dos Beatles, do Paul MacCartney, alguns da Legião Urbana, de MPB e rock nacional, além de bandas indicadas pelo Tito e pelo Daniel: Coldplay, Weezer, Blur, Sonic Youth, Los Hermanos e Radiohead.

08)Recentemente as bandas de São José dos Campos foram matéria da revista Frente, foi feita uma comparação da cidade com Seattle, onde não tem muita coisa para fazer e as pessoas montam bandas para tocar. Fale um pouco sobre a "cena" musical da cidade e se vc acha que essa comparação com Seattle é real.
Daniel - A cena musical de São José dos Campos ainda é muito pequena, somente agora está rolando uma união maior entre as bandas daqui, estamos nos unindo para que algo aconteça por aqui e acho importante avisar que nossas portas estão abertas para quaisquer pessoas que façam um trabalho sério. Não duvido de acontecer algo semelhante ao que aconteceu com Seattle no século passado, mas não é essa nossa intenção, só queremos criar espaço para o que é produzido na nossa terra, e não fazemos só boa música, também temos ótimos artistas plásticos, poetas, artistas de verdade!

09)Quais as influências da banda?
Daniel - Basicamente somos bastante influenciados por rock britânico e americano. Creio que estamos vivendo a fase mais eclética da banda, como o Tito disse em outra entrevista. Eu particularmente tenho escutado muito aos discos do Foo Fighters e ainda estou afetado pelo show que o Mogwai realizou em São Paulo alguns meses atrás...

Tito - Stoner Rock e um pouco de melancolia britânica são os principais temperos do Blemish hoje em dia.

Lindemberg - Como gosto muito de Beatles, a batida do baixo é influenciada pelo Paul.

10)Qual foi o show mais marcante para vcs? Fale um pouco sobre ele.
Daniel - Essa é uma pergunta complicada... já realizamos tantos shows que fica difícil dizer qual foi "o" mais marcante. Os que mais me marcaram foram sem dúvida o do Alternative Bar, em São Paulo, no dia 17/07/99. Esse show foi o segundo comigo na formação(o primeiro foi no mesmo dia), estávamos mais empolgado do que na final da Copa de 94. O outro show foi o do Juke Joint, também em São Paulo, no dia 14/07/02, com a formação atual. Esse show me marcou mais pelo som e pelo entrosamento da nova banda.

Tito - Porto Alegre...pessoas interessadas me deixam entusiasmado.

Danilo - Dos cinco shows que participei o que mais curti foi o de Taubaté, no Alternative Voices.

Lindemberg - O mais marcante foi o do Urbanus, em SJC. Casa cheia, amigos, familiares, e muita gente pulando e cantando junto. Mas acho que a banda mostrou mesmo o seu som no Chopp do Poeta, em Taubaté. Como algumas pessoas disseram "vocês fizeram um alto e bom som".

11) Qual a sua opinião sobre a cena independente no Brasil hoje? Quais bandas vc curte?
Daniel - Cena independente... sinceramente, não vejo muita coisa, quase nada. Parece que tá acontecendo alguma coisa no centro do país, com o pessoal da Monstro Discos. No Rio Grande do Sul a cena sempre aconteceu. Estamos tentando levantar um pouco de poeira aqui na região de São José dos Campos(SP), mas estamos apenas começando... Algumas bandas que curto: Wacko, The Concept,

Tito - Eu gosto do The Concept e o Wacko. Gostava muito do Benzina de Guarulhos.
Acho que poucas bandas fazem um som de total acordo com o sentimento.
Só com essas bandas, é que me senti mais conectado com o veradeiro sentido de rock alternativo. Gosto de uma banda que soe pop sem querer querendo.

12)Saindo um pouco do campo da música, vamos abordar alguns temas e vc coloca sua opinião ok!
a)POLÍTICA- estamos em ano de eleição e muita coisa está acontecendo, o PT liderava todas as pesquisas(manipuladas ou não), agora o candidato Ciro aparece subindo cada vez mais e aparecendo como "salvador da pátria" segundo uma revista semanal. Qual a sua opinião sobre essa próxima eleição, vc vota em partido ou candidato?

Daniel - Cara, é realmente difícil confiar em alguém hoje em dia. Eu ainda não sei em qual candidato vou votar, não voto em partido. As coisas estão muito erradas aqui no Brasil, estamos sendo governados pela elite há muito tempo, o governo faz o que bem entender com o povo, somos marionetes. E é difícil mudar isso, o povo não tem educação suficiente para pensar neste assunto, não que seja culpa deles, mas tá todo mundo pouco se fudendo, é cada um por si, nunca vi tanto egoísmo...

Tito - Eu realmente gostaria de mudar um pouco a cara do poder. O Lula me parece algo bem diferente das máscaras do PFL.

Lindemberg - Ainda estou decidindo. Acredito que o Serra seja a continuação do governo FHC, sem mudanças. Isso não me atrai muito.
O carismático Ciro, talvez um novo "collorido", como muitos andam dizendo?
Penso no Lula, gostaria de vê-lo no poder só para ver se as coisas mudam. Sei que ele está mais light, mas confesso que tenho medo de alguma mudança radical repentina.


b)CINEMA- qual o tipo de filme que mais te agrada, gosta do estilo Hollywood ou produções mais alternativas? Indique alguns filmes que vc assistiu e gostou!

Daniel - Gosto de filmes bons, independente de ser de Hollywood ou não. Meus filmes favoritos são os de suspense, "Os Outros" foi o melhor filme que assisti...

Tito - Deve ter no mínimo uma trilha razoável, o ator não precisa ser punk para que eu goste, pode ser até hollywoodyano. Quanto aos diretores. Eu gosto de gente que cria arquétipos tipo Stanley Kubrick. Adoro filmes tipo ?Mad Max? ou tipo ?A lenda de 1900?. Gosto de filmes enigmáticos e de amor.

Lindemberg - Não tenho preferência por filmes hollywoodianos ou alternativos. Tanto faz, basta ser bom. Só não venha me convidar para assistir a "América" salvando o mundo desolado. Um exemplo, Independence Day. Detestável.
Uma dica: assista "Nós que aqui estamos, por vós esperamos". É um ótimo documentário brasileiro.

13)Quais os próximos planos da banda? Clip? CD?
Daniel - Vamos gravar e lançar nosso disco até o final deste ano, com ele pretendemos lançar também pelo menos um Clip. Queremos gravar também as músicas mais antigas da banda, mas isso só depois do disco novo...

Danilo - Felicidade

14)Espaço livre para deixar um recado, fique a vontade.
Daniel - Acessem nosso site - www.blemish.cjb.net - lá vocês podem ouvir as músicas, comprar o cd, ver as datas de shows e várias outras informações...

Tito - Ouçam a nova música do Blemish "WATER TO WINE"... ela é ótima e vai estar no disco novo. Lançaremos em breve uma versão demo dela no site...

Discografia:
em breve!