-----

Banda: BAMBIX
Data da entrevista: abril 2001
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: Willia - vocal e guitarra
País: Holanda

1- Esta é a segunda turnê de vocês pelo Brasil, o que os fãs brasileiros podem esperar dos shows?
Os fãs brasileiros são muito animados e o Bambix está muito feliz de poder voltar. Eles podem esperar o Bambix detonando no palco. Janneke é nossa nova baixista, ela entrou na banda logo depois de nossa turnê pelo Brasil ano passado, e ela está muito anciosa e eu espero que essa turnê seja tão boa quanto foi a do ano passado. Especialmente para os fâs brasileiros estamos ensaiando músicas antigas que NUNCA tocamos na Europa desde que "Crossing Common Borders" foi lançado no Brasil no meio do ano passado.

2- Como foi a primeira turnê de vocês pelo Brasil?
A melhor turnê que já fizemos!!. Uma cultura totalmente diferente da nossa, novas impressôes e muita gente legal!! Muita gente conhecia o som do Bambix e isso foi incrível!!

3- Fale um pouco sobre o último cd de vocês?
"What's in a name" é o nome do novo cd, ele será lançado no Brasil no começo de nossa turnê pela gravadora F-records/K.tions. Ele é uma mistura do que é o Bambix, melancolia e melodia, punk e hardcore. As críticas das revistas européias foram ótimas, elas consideraram um dos melhores cds alternativos do ano. Ganhamos a nota 10 pelo cd em uma revista alemã, a maior nota possível. Na edição brasileira do cd vai ter 2 músicas extras do split-ep
Klasse.

4- Fale um pouco da nova baixista. O que aconteceu com a Marina?
Janneke é a nova baixista, ela é de Amsterdam, Peter encontrou ela em um show do Down by Law, é difícil encontrar uma baixista mulher, mas tivemos sorte de encontrarmos ela. Marina não queria mais frazer turnês, ela não gosta de ficar longe de casa por muito tempo, ela queria mais tempo para seu trabalho e sua família, por isso ela saiu da banda.

5- Como o Bambix começou?
No começo do Bambix eram 3 garotas de 16 anos que queriam fazer punk rock como o GBH fazia, mas não sabíamos tocar direito, trocávamos os instrumentos (ok, quem vai tocar o que?) e assim foi. Willia (eu) foi a única que sobrou da formação original. Durante os anos , o Bambix foi crescendo mais e mais, no começo foi estranho, mas agora o Bambix detona!

6- O quer quer dizer Bambix e quem escolheu o nome?
Bambix é comida de criança na Holanda. , é um famoso mingau e todo mundo na Holanda conhece esse nome., por isso decidimos colocar esse nome em nossa banda, cresce rápido e forte. Por outro lado foi legal ver uma multinacional gastando todo seu dinheiro em um nome e depois ver seu nome roubado por uma banda de punk rock. Hoje em dia, as pessoas perguntam quando escutam o nome Bambix, o mingau ou a banda de punk? haha

7- Quais são as influências da banda?
Gostamos de vários tipos de música, não temos as mesmas influências. Janneke gosta de hardcore melódico como Pennywise, Snuff e Toxic Guineapigs, Peter gosta de metal e hardcore como Slayer, Kyuss, No Use For A Name e Willia gosta de muitos tipos de música, desde country até hardcore, gosto de bandas como Boysetsfire, Dover, Slits e Terrorgruppe.

8- Vocês já tocaram em outra banda antes do Bambix?
Peter já tocou em uma banda de death metal, mas eu esqueci o nome.

9- Qual foi o maior público para qual o Bambix já tocou?
Nosso maior público foi no Force Attack open air em Rostock, Alemanha, foram 8000 pessoas.

10- Fale alguma coisa engraçada ou estranha que tenha acontecido com vocês no palco.
Peter e Willia olham um para o outro para acabar uma música e Janneke nunca sabe quando isso vai acontecer, ela fica sempre atrasada, é muito engraçado.

11- Aconteceu no Brasil em janeiro deste ano o Rock in Rio 3, você ouviu alguma coisa sobre o festival na Holanda?
Eu escutei alguma coisa sim sobre o show do Sting, que ele falou uma palavra em português, bom, grande coisa, nós trouxemos a palavra "Pingusão" para Holanda e agora até o público alemão nos bares falam entre si "hey gij geilen bok, gij bent ook een echte Pingusao gij" (??? hehe) isso é o que eu chamo de troca de cultura!

12- Vocês vão tocar com o Nitrominds, Food 4 Life e Milli Dux em São Paulo, Você conhece essas bandas? Qual a sua opinião sobre a música deles? Quais outras bandas no Brasil você conhece?
Nitrominds são nossos melhores amigos, nossa banda preferida no Brasil, convidamos eles para uma turnê junto com o Bambix pela Europa em novembro do ano passado.
Ano passado nós tocamos com o Food 4 Life, uma ótima banda, e Milli Dux eu não conheço (ainda!!). Nós gostamos de várias bandas brasileiras: Ação Direta, Ratos de Porão, Dead Fish, Dominatrix, Fistt, Hitch Lizard, Staples, Garage Fuzz, White Frogs, Sioux.

13- Quais bandas de garotas você conhece no Brasil? Qual a sua opinião sobre as Riot grrls? Você curte bandas como Bikini Kill, Bratmobile, Sleater Kinney e Le Tigre?
Eu conheço Dominatrix, Staples e Hitch Lizard. Eu realmente adoro o movimento das riot grrls. Foi a primeira vez que uma divisão no punk originou uma coisa legal. Na minha opinião, geralmente as divisôes são coisas ruins. Riot grrl trouxe confiança e orgulho para as garotas, tanta na parte musical como na cultura e arte. Eu amo as bandas antigas como Team Dresch e Bikini Kill, bandas novas também, como Butchies e Le Tigre. Kathleen Hanna é um ícone assim como Kaia Wilson. Suas letras e músicas abriram os olhos de muita gente, mostrou também que a música pode ter mensagem e atingir muita gente.

14- Como é a cena underground na Holanda? Fale sobre algumas bandas.
Sobraram alguns espaços punks na Holanda, mas não como 10 anos atrás que havia vários locais e o movimento era bem maior. Hoje em dia somente na Alemanha o underground é realmente grande, é por isso que tocamos lá com frequência.
Eu conheço mais a cena alemã que a holandesa. Existe muitas gravadoras, fanzines, sites, clubes, etc.
Geralmente os shows são beneficentes, por causas especiais. O punk não é apenas uma maneira de se vestir, mas sim uma forma de passar mensagens e uma forma de resistência.
Ainda existem alguns lugares legais na Holanda, asssim como bandas e pessoas envolvidas. Algumas bandas legais da Holanda: Undeclinable, Screwballs, Mihoen, Circle of Friends.

15- Qual a sua opinião sobre a MTV?
MTV Brasil vai passar nosso novo clip e eles fizeram coisas com o Bambix ano passado. Eles também prestam atenção nas bandas brasileiras que ainda não são grandes ou que não tem muito dinheiro para fazer clips caros, isso é muito bom!
A MTV americana tem a mentalidade de "tudo tem que ser grande", tem que ter grande influência, tem sempre que ter uma grande companhia com grande quantidade de dinheiro envolvida.
Eu acredito que a MTV americana não significa MusicTeleVision e sim MultinaTionalTV.

16- É isso aí, obrigado Willia pela entrevista e deixe um recado para os fãs do Bambix no Brasil.
Oi pingusaos e pingusonas (em português), obrigado pelo interesse e espero ver vocês na turnê.
=

Discografia:
em breve!