-----

Banda: VERMELHO 40
Data da entrevista: fevereiro 2001
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: Toninho - baixo
Cidade/Estado: São José dos Campos/SP

01- Quem é quem na banda e o que cada um toca?
Toninho ribeiro- baixo e voz;
Débora moraes- vocal;
Fernanda lopes- guitarra;
Cris ribeiro- guitarra e
João vieira- bateria.

02- Fiquei sabendo que o Marcelo e a Fabiane saíram da banda, o que aconteceu? Quem entrou no lugar deles?
Bom, eles saíram pois estava difícil de conciliar o vermelho 40 com suas outras bandas, achamos melhor dessa forma, assim nínguem se prejudica, entraram no lugar a Fernanda que tocava com a Debora no plastic e o joão que tocava comigo no daizy down, agora está muito mais fácil para marcar shows.

03- Fale sobre o nome da banda, surgiu por acaso ou alguém já tinha isso em mente?
Na verdade eu e a deb somos fanáticos por doce e por várias vezes trocamos nossa janta por eles e sempre liamos os ingredientes e ele, o Vermelho 40 sempre estava lá, ai combinamos, se um dia tivermos uma banda juntos vai ter esse nome, dito e feito.

04-Vocês lançaram em 2000 o primeiro cd chamado "playground", fale um pouco sobre ele e como a galera pode comprar.
Bom, é nosso primeiro cd, está indo super bem, tanto o público como a midia tem entendido nosso trabalho e estamos colhecionado várias matérias com elogios, isso nos deixa muito felizes e ainda com mais garra pra fazer um segundo ainda melhor. Quanto a forma de comprar ,pode ser pelo nosso site, e uma forma super segura, pois somos nos mesmos que cuidamos disso, e tb tem em varias lojas por ai.

05-Fale um pouco sobre o clip "É só esperar" que passa > com frequência do demo clip da MTV. Onde foi filmado e como surgiu a idéia?
Na verdade, isso foi até uma surpresa pra gente, fizemos o video pq toda banda que quer levar a sério um trabalho precisa de um clip, mas tinhamos pouco dinheiro e fizemos da forma mais simples possivel, graças a Deus fomos felizes e o video entrou muito forte na mtv, ,estamos fazendo outro agora,só que com uma produçao melhor.

06-Como foi a gravação para o programa Lado B da MTV? Falando nisso, qual a sua opinião sobre a emissora?
A gravação foi ótima estamos esperando pra ver quando finalmente isso vai pro ar, minha opinião sobre a mtv é a melhor possível, abriram espaço pra nós e sempre fomos super bem tratados por todos lá.

07-O V40 é formado por integrantes de várias bandas de São José dos Campos/SP, fale um pouco delas.
Puxa aqui tem muita banda e o legal e que cada uma ta seguindo seu caminho, isso já está se refletindo em todo pais que atravez da crítica especializada ja está apontando são jose como um dos maiores celeiros de bandas boas do país, isso nos orgulha, mas ja diziamos isso a muito temp, agora as coisas estao rolando e vão muito longe ainda.

08-Vamos falar sobre o underground nacional, qual banda você já viu ao vivo e gostou bastante? Cite algumas.
Pra mim, o underground e um estado de passagem, nos somos under hoje, mas lutamos pra viver só da banda e na verdade e o que todas querem, então acho que underground e um período de transição das bandas, nínguem quer morrer no under, no escuro. Sobre as minhas bandas preferidas no momento são: Bide ou balde, Jerks, Astromato e Autoramas.

09-O que você achou do Rock in Rio 3 (organização, estrutura, bandas, tendas)? Foi em algum show?
Fui em vários e gostei muito, só que achei que as bandas nacionais foram muito melhores que as gringas ,desde o som até agitarem a galera, ,pra mim esse rir foi das bandas nacionais.

10-A internet está sendo o principal meio de divulgação das bandas independentes, qual o papel dela para o V40?
Não poderia ser diferente pra nós, tb é um dos principais meios de mostrar nosso som e fazer contatos, não dá pra viver sem ela mais.

11-Qual a sua opinião sobre as revistas especializadas praticamente ignorarem as bandas independentes?
Bom, com a gente isso não está acontecendo não, o que eu acho é que existe um comodismo por parte das bandas que gravam cds e ficam com eles guardados, vendendo pra namorada e vizinho e querendo que alguma coisa aconteca, se a banda for boa, original e correr atrás, ela consegue seu espaço.

12-Qual a sua opinião sobre as "boybands"(n´sync, Britney...), Tecno e Hip-hop?
Pô, é brincadeira, acho um lixo enorme.

13-O que vocês do V40 fazem tirando as bandas onde tocam? Estudam, trabalham...?
Praticamente todos trabalhamos com música agora, eu tenho estúdio, o cris dá aula, a deb é produtora cultural, a fe está desempregada e o joão dirige caminhão.

14-O V40 é um projeto paralelo ou se tornou prioridade para todos da banda?
Com certeza é a prioridad, não só como banda, mas tb como projeto de vida, vamos chegar lá.

15-Qual sua opinião sobre:
a) TV brasileira:
tem coisa boa e coisa ruim, como qualquer outro meio de comunicacao
b) playback: só se não tiver outro jeito, não gostamos de fazer
c) Kurt Cobain: um iluminado,um heroi do rock, um grande poeta, um fora do normal
d) straight edge: melhor ser straight edge do que gostar de blink, isso é foda, muito poser, só que tem que levar a sério mesmo, eu e a deb não comemos carne a muito tempo, mas não nos encaixamos em nenhum rótulo, estamos velhos demais pra isso.

16-Espaço livre para vc falar o que quiser.
Comprem nosso disco, vão ao nosso show, batam palmas pra nós, e saiam falando muito bem da gente pra todo mundo que encontrarem.

17-Deixe um recado para Alternative Noise e para a galera que está lendo a entrevista.
Meu, muito obrigado pelo apoio e parabéns por levar a sério seu trabalho e de pessoas como vc que o bom rock brasileiro precisa, ,um grande abraco da família VERMELHO 40.

Discografia:
em breve!