-----

Banda: MADEIXAS
Data da entrevista: maio 2002
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: Camila - vocal
Cidade/Estado: Blumenau/SC

1) Qual a formação atual da banda?
James (vocal), Camila (vocal), Bruno (baixo), João (guitarra), Paulo (guitarra), Jonathan (bateria).

2) Vocês já tocaram em outras bandas antes do Madeixas?

Existia um núcleo inicial chamado "nocivos" do qual faziam parte o Bruno e o Jonathan. A partir daí se formou o madeixas. O João e o Paulo são paranaenses e tinham bandas na sua cidade natal. Eu e o James somos irmãos e tínhamos nossos projetos.

3) De quem foi a idéia do nome da banda? Fale um pouco sobre ele. Vocês chegaram a pensar em outro nome?

Vimos o nome em algum lugar e gostamos. O nome não tem nenhum significado especial, apenas tem uma sonoridade diferente e não dá a idéia de que estilo a banda pode ser.
Estamos passando por uma fase de refomulação de idéias então chegamos a cogitar alguns outros nomes porque estamos escrevendo em português e o som deu uma leve mudada. Mesmo assim optamos por madeixas porque gostamos bastante do nome.

4) Quais as influências da banda e o que de "novo" vocês
andam escutando?

As influências da banda iniciam nos anos 60 com o power pop e psicodelia de beatles e beach boys, passando pelo glam rock nos anos 70 com david bowie, roxy music e t -rex, chegando ao punk com sex pistols e the clash, atravessando todo os anos 80 com new order, smiths, U2 e finalmente chegando nos anos 90 tendo como referência radiohead, smashing pumpkins, cardigans, afghan whigs. Fica bem claro que cada membro tem as suas influências individuais e seria bem difícil repassá-las todas aqui.

5) Como é a cena underground em Santa Catarina? Existem muitas bandas e locais para tocar?
Sempre existiu e ainda existe uma cena. Existem várias bandas e poucos lugares para tocar. Não temos tocado muito por aqui.

6) Vocês se lembram do primeiro show da banda? Como foi e onde foi? Fale um pouco sobre ele?

Existiram vários primeiros shows. O primeiro, ainda como nocivos, mas já com alguns dos membros atuais, foi em uma pequena cidade do interior de SC chamada São João Batista, em junho de 1996. O primeiro já com o João foi em um kart indoor em Blumenau em setembro de 96. E o primeiro com o Paulo foi em Guramirim em abril do ano passado, tocando o atual repertório em português.

7) Fale um pouco sobre a primeira demo da banda chamada "Still Waiting for the UFO's".
Foi gravada em um porta-estúdio caseiro, na casa de um amigo nosso, e a qualidade da gravação é abaixo da média. Mas teve uma boa repercussão e foi o ponta pé inicial para o nosso som atravessar as fronteiras de Santa Catarina. Existem boas músicas naquela demo embora não façam mais parte do repertório.

8) Sobre cd, fale um pouco sobre ele, letras, composições...

Já o cd foi feito em um estúdio profissional. Não tínhamos muita grana, portanto gravamos um EP. Essas são as nossas músicas mais conhecidas. As letras são simples e falam de momentos do nosso cotidiano.

9) Como foi fazer o clip para faixa "The Spring Dream"
e porque escolheram exatamente essa música?

Novamente não tínhamos dinheiro e fizemos o clip da música com a melhor qualidade de gravação na época. Contamos com a ajuda de Andreas Peter, cineasta de Blumenau, que já está produzindo o nosso próximo clip. A parte de edição e afins foi feita na universidade de Blumenau.

10) Como surgiu a oportunidade de gravar o Lado B da
MTV e saiu como vocês queriam? Houve um retorno do
público através de e-mails ou nos shows mesmo?

Tocamos algumas vezes com o pin ups e o Zé Antônio (guitarrista) é o diretor do lado B. Ele gostou do nosso som e o convite acabou aparecendo.
Foi uma das nossas maiores conquistas até agora. Acredito que através dessa oportunidade, ficamos conhecidos no Brasil inteiro e pudemos tocar em Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Curitiba, São Paulo, só para citar algumas.

11) Já aconteceu algo estranho ou engraçado com vocês em algum show? Fale um pouco sobre isso.
Vários fatos engraçados. Agora que o James está só no vocal, em todos os shows ocorrem fatos engraçados. Ele se pendura nas coisas, sobe nos P.A.s, roda o microfone e quase acerta as outras pessoas da banda. Já levou uma "tarrachada" no nariz, um cara plantou bananeira na frente do palco e ele levou um pé na orelha...se escrevermos tudo aqui dá um livro!

12) Vocês já possuem material novo para um futuro
lançamento?

Estamos em estúdio no momento registrando o novo trabalho.

13) Espaço livre para vocês falarem o que quiserem,
fiquem a vontade!!

Estamos muito ansiosos para mostrar o nosso novo trabalho. Assim que as gravações se concretizarem, queremos novamente tocar em todos os lugares. Portanto, nos convidem para tocar em suas cidades! Beijinhos, Camila - mdx.

Discografia:
em breve!